Dicas para Purificação

 

Cuidar da própria saúde espiritual passa pela purificação do próprio corpo, o que pode ocorrer de várias formas. Usar óleo bento ou água de flores na testa e na nuca, defumação com ervas sacralizadas (do ramo santo e as flores ofertadas aos santos, por exemplo) e banhos de limpeza são propícios.

Para consagrar ervas para uso espiritual, é necessário (além das orações propícias de cada tradição ou contexto cultural) soprar ou exalar o hálito sobre elas três vezes, imbuindo de força espiritual.

A seguir algumas possibilidades de banhos:

Banho de limpeza simples 1: quinar ramos de manjericão fresco na água até transformá-la em sumo verde escuro. Durante o processo rezar: Nossa Senhora lavou com basilico(manjericão) o menino Jesus, assim eu me lavo com essas ervas, para ter sobre mim sua divina proteção. Acrescentar uma pitada de sal da cozinha e rezar o Creio e o Salve Rainha por cima fazendo o sinal da cruz com a mano pantea, rezando à Deus e à Madonna que abençoem o banho para limpar e harmonizar você espiritualmente.

Banho de limpeza simples 2: fazer um chá forte de alfazema (pode ser a lavanda ou a que na realidade é o hissopo) e deixar esfriar. Acrescentar uma pitada de sal da cozinha e rezar o Creio e o Salve Rainha por cima fazendo o sinal da cruz com a mano pantea, rezando à Deus e à Madonna que abençoem o banho para limpar e harmonizar você espiritualmente. Ao tomar este banho, rezar a oração de São Bento e/ou o salmo 51.

Banho de limpeza com três ervas: quinar ramos de manjericão, arruda e alecrim frescos na água até transformá-la em sumo verde escuro. Acrescentar uma pitada de sal da cozinha e rezar o Creio e o Salve Rainha por cima fazendo o sinal da cruz com a mano pantea, rezando à Deus e à Madonna que abençoem o banho para limpar e harmonizar você espiritualmente.

Banho de sal: Acrescentar um punhado cheio de sal grosso num balde d’água, misturar e jogar no corpo. Ir direto para a cama dormir. Na manhã seguinte, ferver um pouco de calêndula, de alecrim ou pegar um reservado de rosas amarelas e brancas para se banhar novamente.

Uma rotina de purificações e orações para proteção é recomendada nos ambientes domésticos semanalmente. O uso da purificação do sal varrido, defumação com ervas secas – contendo partes do ramo santo ou outras ervas sagradas se possível – são formas úteis e práticas. O uso das conjurações de benção e exorcismo sobre o altar doméstico para atingir toda a casa e família também pode ser feito.

Abaixo algumas das formas de limpar espiritualmente a casa:

    Jogar uma pitada de sal em cada um dos cantos de cada aposento e no centro, varrer dizendo “vai-te embora bicho ruim, Nossa Senhora te comanda” (em dialeto “andate via mala bestia, la Madona te comanda”). Fazer sempre do fundo da casa para frente, até jogar todo o sal na rua. Rezar um Salve Rainha.

    Defumação com ervas sacralizadas e ervas de purificação (não mais que três). Rezar enquanto incensa a casa a reza de São Bento, o Creio e o Salve Rainha, repetindo-os como uma ladainha. Sempre do fundo para a frente.

    Rezar o Creio, fazendo o sinal da cruz com a mano pantea nas quatro paredes principais das 4 direções da casa. Fazer em sentido horário ou cruzado.

    Acender a vela da candelária durante a meia-noite e rezar o rosário na intenção da purificação do ambiente. Isso requer maior força espiritual.

    Recitar os salmos 23 e 91.

   Acender uma vela para a Virgem Maria ao meio-dia em ponto e rezar nove Ave Marias, por sete dias consecutivos.

  Acender uma vela para São Miguel Arcanjo ao meio-dia em ponto e rezar nove Pai Nosso, por sete dias consecutivos.

  Queimar pitadas de sal em carvão aceso, nos quatro cantos de cada aposento da casa, rezando o Creio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário