segunda-feira, 31 de julho de 2023

Dicas "intolerantes" para quem está começando



 

             O mundo da magia e da espiritualidade é uma selva perigosa, uma selva que constantemente é encarada com inocência e despreparo por quem está começando sua caminhada. Muitos coachs espiritualistas e tiktokers do ocultismo retroalimentam essa inocência e esse despreparo, dando força para tendências da espiritualidade moderna que não são lá muito saudáveis do ponto de vista dos caminhos tradicionais.

              Para ajudar você, fofo principiante, a NÃO FAZER MERDA (ou pelo menos fazer merdas menos graves e menos difíceis de reverter), bolamos esse texto com algumas dicas valiosas que podem impedir você de transformar sua vida espiritual num lixão ou numa fábrica de ilusões em poucos anos.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

SANGUE BRUXO: Comentários sobre sangue, marca e a bruxaria como condição pessoal

O texto a seguir é a expansão de um pequeno ensaio que escrevi em 2020 sobre os conceitos mais tradicionais que conheço sobre sangue e marca na bruxaria. Ele integra uma parte do meu livro sobre stregoneria que está em processo de escrita, especificamente no capítulo dedicado a delinear o conceito de bruxaria segundo nosso entendimento.



Satã marca a fronte de uma aprendiz de bruxaria - Francesco Guazzo (c. 1626).

Algumas das fantasias mais comercializadas na bruxaria contemporânea são os conceitos de marca de bruxa e do sangue bruxo, mas ambos são conceitos muito mais complexos do que se supõe e que infelizmente vem sendo usados há muito tempo como desculpa para um elitismo espiritual, bem como justificativa arbitrária para aceitar ou rejeitar pessoas em grupos destinados ao tema. Longe de serem originalmente justificativas para que um grupo de pessoas se sinta especial perante o resto da humanidade, como se pertencesse a uma raça superior, a marca bruxa e o sangue bruxo são respectivamente símbolo e característica do pertencimento de um indivíduo a uma linhagem espiritual.