sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sobre o Círculo Stella Maris

Existem várias definições possíveis para o que vem a ser um círculo de bruxos. Naquela que consideramos mais próxima de nossos valores, um círculo é um grupo de pessoas reunidas para praticar uma tradição de bruxaria sem que mais do que uma delas – no caso o/a dirigente – seja iniciada. Atuando um pouco como escola e um pouco como irmandade ou rede de apoio, um círculo funciona como uma semente para aquilo que pode vir a ser uma congrega, um grupo de pessoas iniciadas de uma mesma linhagem ou tradição de bruxaria.




Há muitos anos eu vinha me preocupando com a sobrevivência de minha tradição familiar no caso de futuras gerações de minha família não conservarem o interesse em carregá-la adiante – o que dada a cultura do tempo em que vivemos é uma infeliz possibilidade. Entretanto, abrir a tradição integralmente para terceiros não era uma opção por vários motivos que eu enumerei nesse outro texto. Como o destino normalmente faz, a Fortuna se encarregou de providenciar uma solução, e pessoas chegaram até mim com a disposição de aprender e – em alguns casos – com uma ancestralidade bruxa própria que precisava de meios para voltar a se manifestar neste mundo.

Após muitas consultas e deliberações, concluí que seria útil para algumas das pessoas próximas que me buscaram e para eu mesmo estabelecer a fundação de um Círculo para a instrução e iniciação em minha linhagem de bruxaria. Com “instrução e iniciação”, quero dizer o aprendizado e o recebimento iniciático de tudo que não é restrito a uma única transmissão a cada geração, pois existem alguns laços, objetos e saberes, que eu só poderei passar adiante uma única vez em minha vida, para a pessoa que irá me suceder como receptáculo completo de nossa tradição. Aqueles que receberem a iniciação principal de nossa linhagem, contudo, serão como novos ramos surgindo de nossa árvore, inaugurando linhagens tradicionais que carregam não apenas a minha ancestralidade bruxa, mas a sua própria linhagem ancestral. Pode-se dizer que através do Círculo Stella Maris, nossa tradição está procriando – ou melhor, se ramificando, de modo a permanecer viva por meio de seus diferentes ramos, todos conectados ao ramo original.

Há ainda muito trabalho a ser feito, já que diferentemente do que acontece em outros caminhos a passagem dos conhecimentos de nossa tradição precisa ser orgânica e vivenciada ao longo de um período que pode levar mais ou menos tempo, a depender de cada pessoa e seu contexto. Mesmo sendo a iniciação um processo simples de ser feito, o conhecimento demora tempo para se construir e se consolidar, e iniciação sem conhecimento teórico e prático para instrumentalizá-la é algo pouco útil.

Faço essa publicação para marcar formalmente o início dos trabalhos do Círculo Stella Maris – que foi gestado ao longo do ano de 2023 e teve seu início no solstício de verão do mesmo ano – e para desejar aos seus membros uma bona fortuna, muito sucesso, e que a Estrela do Mar os guie por caminhos de grande sabedoria e realização!


Nostra forza è la verità






Nenhum comentário:

Postar um comentário